sábado, 6 de junho de 2015

Maior Terópode já descoberto

Olá Pessoal !! me inspirei no Blog do Ikessauro  e decidi fazer está postagem mais focada nos 4 grandes terópodes que já existiram, já que as estimativas variam muito de tempo em tempos e de pale ontólogos em paleontólogos, e etc... com um pouco de olhar pessoal tentarei ser bem razoável com minhas estimativas sem levar em conta meus preferidos ou minha opinião. Em relação ao peso levarei em conta as recentes descobertas sobre a massa dos grandes terópodes e o tamanho baseado em estimativas bem confiáveis, por isso decidi me basear em espécimes encontrados, sem levar em conta á idade do animal. 

Primeiro irei dizem sobre cada um dos Terópodes especificamente e defini-los com esses critérios:

Altura 
Comprimento 
Peso 

Tyrannossauro Rex



Sobre o " Rei dos Lagartos Tiranos " que por muito tempo foi considerado o maior carnívoro de todos, seu fóssil mais completo é o " Sue "  ( FMNH PR 208 ), com 12,8 m ( 43 pés ) de comprimento e 4,3 m ( 14 pés ) de altura nos quadris, 5 m ( 16 pés ) de altura da cabeça ao chão, e pesando 8,4 toneladas. Seu crânio diferentemente dos outros terópodes era alto e curto medindo até 1,41 m de comprimento, e para compara-lo com outro terópodes ele tem um fêmur de 1,35 m, esses são os dados do Tyranossauro Rex mais confiáveis que tenho, é as bem aceitas entre a comunidade cientifica. Apesar de existir fósseis de espécimes que alcançariam mais, como ( Mor 008 )- encontrado na década de 60, que tem um crânio de 1,50 m de comprimento, quase 10 cm centímetros maior que o " Sue " recontruindo em 2006, o ( Mor 1126- ou C-rex ) descoberto por Jack Horner em 2000, encontrado em Hell Creek, Montana, afirmando ser 7 % maior que o " Sue " e mediria cerca de 13,4 m de comprimento. Á porém vários espécimes que giram entorno de 11-12 m, como os casos de três espécimes, que são o ( " CM 9380 " ) de 11,9 m de comprimento, encontrado em 1905 o " AMNH 5027 " ) descrita em 1926 com 11,8 de comprimento e o espécime Mor 555 também de 11,6 de comprimento, outro grande espécime foi ( " Stan " ) 11,3-12,2 m de comprimento ( tamaho não 100 % confirmado ), a também um espécime que considero duvidoso, pois, não tenho dados de onde esse animal veio, onde foi encontrado, que é UCMP 137538 que seria 10 % maior que o " Sue " que teria 14 m de comprimento e 9,2 toneladas. Na imagem quero que vocês tirem sua conclusões sobre a anatomia do terópode e perceba que a postura do Tyranossauro Rex é diferente dos outros carnívoros, ele andaria com um com a cabeça mais levanta de forma mais ereta do que outros terópodes, ( apesar de na imagem não mostrar claramente isso ) e pernas compridas que aumentaria sua altura, e perceba que ele tem o corpo mais curto e robusto e uma cauda mais curta que os outros terópodes, o que explica ter o comprimento menor do que o dos outros carnossauros.

Carcharodontossaurus Saharicus e Iguendensis




Sobre o " Dente de Tubarão " de seus fósseis poucos fragmentos foram encontrados, mas, o suficiente para estima-lo com certa confiança, o fóssil encontrado em 1996, tinha apenas uma parte do crânio de 1,63 m de comprimento do espécime ( SGM- Din 1)  de 13.2 m de comprimento, 4.1 m ( 13 pés ) de altura nos quadris, entorno de 5 m ( 17 pés ) de altura da cabeça ao chão e pesando de 8,7 toneladas, seu crânio 1,6 de comprimento era maior que o do Tyrannossauro e com um fêmur de 1,26 m um pouco menor que o Tyrannossauro, esses dados são bem confiáveis e são os mais aceitos pelos paleontólogos. Recentemente foram encontrados em Níger, fósseis de uma nova espécie desse animal, o C,Iguendensis seria maior que o mais famoso, o C. Saharicus. Essa descoberta deu após um estudante ter percebido diferenças entre o crânio do animal, que estava guardado em um laboratório em uma Universidade em Chicago, e dos espécimes encontrados em Marrocos. Na anatomia do terópode, vemos claramente diferenças com os Tiranossauros, podemos observar que tinha uma coluna mais reta, crânio mais compridos e largos, pescoço fino, pernas um pouco mais curtas e uma cauda mais comprida e postura mais inclinada, diferente na maioria dos grandes terópodes.


Spinossaurus Aegyptiacus



Sobre o " Lagarto de Espinhos " nenhum esqueleto bem preservado foi encontrado com muitos fragmentos, o que dificulta ainda mais o tamanho exato desde predador estranho. Após entrar em fontes confiáveis como o documentário " New Spinossaurus " e as analisar descobertas recentes feitas 2014, pelo paleontólogo  Nizam Ibrahim, mostram esse incrível animal de uma forma totalmente diferente do que imaginávamos. Por causa da destruição do fósseis encontrados pelo paleontólogo alemão Ernest Stromer, os paleontólogos reconstruíram o Spinossaurus, com base nos parentes mais próximos o Barionyx e o Suchomimus, e durante um século imaginamos o Spinossaurus como um predador de topo, terrestre, com corpo alongado, garras terríveis e o maior terópode de todos os tempos. Até que um caçador de fósseis em 2008, pediu ajuda ao paleontólogo Ibrahim para identificar alguns de seus fósseis que ele encontrou, e longo uma garra em forma de lâmina chamou a atenção de Ibrahim, após o caçador indicar onde tinha encontrados os fósseis, Ibrahim e Paul Sereno encontraram fósseis de um espécime de Spinossaurus com partes nunca antes descobertas, o espécime apelidado de Spino C- mudou totalmente o Spinossaurus, ele era agora um pescador, semi-aquático, quadrupede em terra, nadador e teria uma estrutura óssea bem " pneuminatica " bastante leve. Esse espécime apelidado Spino C- mediria entorno de 9 m de comprimento do focinho á cauda, e com base num crânio parcial encontrado em 1998, Ibrahim estimou que o Spinossaurus mediria cerca de 15 ( 50 pés ) m de comprimento e 6-7 toneladas, já não sabemos  com precisão o tamanho do ( " MNS V4047 ) que poderia chegar entre 16-18 m de comprimento e 7-9 toneladas. Mesmo assim é improvável que esses animais tivessem 20 toneladas, já que na pesquisa feita 2005 e 2014, esses terópodes tinha uma constituição mais delicada e mais fina dos que os demais terópodes, mostrando pouca masa muscular e reforçando a estimativa feita por Sasso sobre a massa desses terópodes.




Giganotossaurus Carolinii



O Gigantesco " Lagarto Gigante do Sul " tem dois espécimes muito bem preservados e por isso as estimativas desse grande terópode são bem confiáveis. o primeiro espécime ( MUCPv- CH1 ) encontrado mediria entorno de 12,5 m ( 42 pés ) de comprimento  cerca de 4,4 m de altura nos quadris, e com crânio que mediria cerca 1,63 ( nova avaliação em 2002 ) de comprimento, e com um fêmur de 1,43 m de comprimento. O segundo espécime ( MUCPv- 95 ) é cerca de 8-10% maior que o primeiro, então, o segundo mediria entorno de 13,5-13,7 ( 45-46 pés ) m de comprimento e com 4.8 m ( 16 pés ) de altura nos quadris, estimasse que com uma altura da cabeça ao chão, mediria quase  5,3 ( 18 pés ) e  mais de 10 toneladas, o crânio de 1,76 m de comprimento e com fêmur de 1,52 m de comprimento. O Giganotossauro tinha uma postura mais inclinada que o Carcharodontossauro, possuía pernas e caudas longas, seu crânio mais fino e comprido, pescoço um pouco mais curto  que seu primo africano,  tinha uma postura bem inclinada o que favorece seu comprimento, e prejudica sua altura, acredito que o t-rex seria até  mais alto. Pórem, seus ossos por serem bem mais grossos do que os Tyrannossauro Rex indicam que ele poderia ser quase 2 toneladas mais pesado.

Conclusão

Apesar de eu saber da existência do ( MSN V 4047 ) não temos certeza do tamanho exato do espécime que varia entre 16-18 m de comprimento e pesando 8-9 toneladas 

Maior Crânio

1- Spinossaurus- 1,75 m de comprimento ( MSN V4047 )
2- Giganotossaurus- 1,76 m de comprimento ( MUCPv- 95 )
3- Carcharodontossaurus- 1,63 m de comprimento ( SGM- DIN 1 )
4- Tyranossaurus-1,44 m de comprimento ( " Sue " )


O Mais comprido-( focinho á cauda )

# Spinossaurus ( MNS V4047 )- 17 m de comprimento
1- Spinossaurus ( Ibrahim 2014 )- 15 m de comprimento
2-Giganotossaurus ( " MUCPv-95 " )- 14  m de comprimento
3-C. Saharicus ( " SGM- DIN 1 " ) -13,2 m de comprimento
4-Tyrannossaurus rex ( " Sue " )-13 m de comprimento

O Mais alto- ( da cabeça ao chão )

# Spinossaurus ( MSN V4047 )- de 4 m, 5,5 m de altura até a vela
1-Giganotossaurus ( "MUCPv- 95" )- 5,3 m de altura
2-Tyrannossaurus  ( " Sue " )- 5 m de altura
3-Carcharodontossaurus ( " SGM- DIN 1 " )- 5 m de altura
4- Spinossaurus ( MSN 4047 )- mais que 3 m de altura, 4,5 m altura até a vela

O Mais pesado

Com as novas descobertas sobre o peso dos terópodes,  tenho visto em sites que são importantes, estimativas de peso difíceis de acreditar, com peso de 20 toneladas, ( improvável ) o peso foi levar em conta um animal de peso médio, sem ( toneladas curtas ) que mede o animal estaria bem magro ou muito gordo. então a estimativa do Tyrannossauro " Sue " era de 6400-7200 kg e aumentou para 9,100 kg, então 8,400 kg é o mais aceito.

Ranking ( massa )

1- Giganotossauros- 10 toneladas
2- Carcharodontossaurus-  9 toneladas
#- Spinossaurus- 8-9 toneladas
3- Tyrannossaurus- 8,4 toneladas
4- Spinossaurus- 7 toneladas


Esta ai, espero que gostem tentei não levar pelo lado pessoal mais acho bem confiável esta estimativa se não gostaram comentem, tamanho errei, me suas opiniões !!! O maior terópode confiável e o Giganotossauro Carolinii !!! achei legal colocar isso pra vocês verem mais ou menos a questão da altura do Spinossaurus, valeu galera!!1 Sobre a massa do Spinossaurus na foto oficial da pesquisa relata que esse animal pesaria entorno de 6-7 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário